segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Organização de Informações


Olá pessoal, tudo bem?

Você não aguenta mais procurar uma informação e não encontrá-la de forma rápida e simples? Se sim, creio que você precisa de um bom esquema de organização. 

Vamos que vamos!!!


Pessoal, para organizar um objetivo (coisa) temos que definir pelo menos: o que, o para quem, e, o como. 


Exemplo: 

O que (abjetivo)? - quero organizar o material de estudo de uma criança que esta no 3 ano. 
Para quem? - para os pais da criança, uma vem que eles precisam recorrer ao material de estudo da criança com frequência. 
Como? - Irei ordenar o material da crianças por tipo de disciplina e data. Irei usar pastas, envelopes e caixas box. Quem irar organizar é um profissional contratado. 


Na hora de organizar suas informações busque realizar um mapa mental do objetivo. Não basta ter a ideia em sua mente, faz-se necessário externalizar esta ação, que pode ocorrer por meio de um mapa mental. Diante da estrutura geral do seu objetivo desenhada, criei os micro-processo, quantos necessários. Vamos por a mente em ação!

Quando estiver organizando dados e informações sugiro ter em mente que cada processo/atividade tem dados de entradas e saídas, bora mapeá-los. É fundamental, ainda, vincular cada processo a uma pessoa chave dentro do negócio/empresa. Diante disso pronto, passamos para a etapa das ferramentas que serão utilizadas neste objetivo, selecionamos pessoal para a organização propriamente dita. Uma boa organização deve ser orientada para a necessidade de informação das pessoas que executam o serviço, objetivo. 

Para fazer um um diagrama simples e prático se sua realidade informacional você pode usar os nossos queridinhos e aliados do dia a dia: lápis e papel! Estes recursos são mais indicado em casos onde se vai organizar informações pessoas ou informações em menor escala, pois, dependendo do volume de dados e informações é necessário adotar um sistema mais complexo. Mas, vamos focar hoje em pequenos e médios processos. Os mapas mentais são estruturas esquemáticas importantes para a compreensão de questões importantes e estratégicas. Através dele vamos descrevendo e relacionando informações e temos como produto final um roteiro, gráfico, diagrama estratégico. 

Resultado de imagem para mapas mentais + biblioteconomia

Há pessoas que usam mapas mentais também para estudar. Eu gosto de utilizá-los para auxilar nos estudos, desenvolver projetos e organizar atividades, no caso, meus projetos de gestão e organização de arquivos e bibliotecas. 

Achei um blog bem interessante sobre esquemas, aqui fala sobre mapas mentais. 


Para saber mais sobre mapas mentais, sua importância e aplicações, sugiro as leituras:

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. O USO DE MAPAS CONCEITUAIS E MENTAIS COMO TECNOLOGIA DE APOIO À GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: UMA ÁREA INTERDISCIPLINAR DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 2, n. 2, jul. 2007. ISSN 1980-6949. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/19>. Acesso em: 19 fev. 2017.





________________________ 
CLIQUE Documental 
 Contagem/MG

Oportunidade!

Oportunidade!